Um briefing criativo deve ser mesmo isso, apenas – um resumo. Provavelmente não mais de dois ou três lados de A4. Atrás de um projecto bem sucedido, existe um briefing criativo concreto e conciso. Esta declaração conjunta de objectivos exige que todos os envolvidos invistam tempo e consideração no projecto no início. É o tempo e a consideração que ditará o sucesso ou o insucesso do projecto.

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Se precisa de um novo logótipo, de um site, vídeo, campanha de marketing ou um novo produto ou serviço, a chave para tornar o projecto um sucesso começa com um breve e bem pensado briefing criativo.

Um briefing criativo é apenas um documento que explica os prós e os contras de um projecto para uma equipa, agência ou designer que estará a trabalhar nesse projecto. É um guia que ajuda, não só a orientar os intervenientes, como ajuda a moldar a estratégia geral e as metas e obstáculos que o projecto poderá ter.

Embora seja necessário um pouco de tempo para desenvolver um sólido briefing criativo, valerá a pena porque ajuda a garantir que o projecto recebe inputs essenciais para as expectativas e necessidades comerciais. Para não dizer que tornará todo o processo mais suave e eficiente poupando muitos recursos, tempo e dinheiro, à posterior.

Briefing Criativo, como fazer?

Faça questões

Dê à equipa uma lista de perguntas sobre o projecto, pois existem várias questões a colocar. As respostas serviram como primeiro rascunho do Breafing criativo. As principais questões incluem por exemplo: que características melhor descrevem o resultado previsto ? O que torna o projecto único ? O que o faz acreditar que projecto terá sucesso ? Quem é o público-alvo? Quem implementará ou manterá o projecto depois do lançamento ? É importante formular uma lista de questões primeiro, e acrescentar ou removem de acordo com as necessidades encontradas.

Conduza uma pesquisa

Conheça o cliente e o público. Vá em viagens exploratórias e fale com estranhos, por exemplo. Aproveite o tempo explorando iniciativas similares. O que foi feito antes? O que é que você pode aprender em consonância com as respostas anteriores do cliente? Use o cliente como parceiro. Como eram as coisas antes? Como são agora? Faça comparações espaço-temporais. Actualize e aperfeiçoe o briefing criativo em resposta ao que você aprendeu.

Explique o Briefing Criativo

Usando o feedback do cliente, da sua equipa e sua própria pesquisa, defina a essência do projecto. Crie uma única frase explicando os recursos significativos do projecto. Isto é importantíssimo para se definir um rumo a seguir.

Define as mensagens principais

Liste as principais ideias que o projecto precisa transmitir. Discuta o briefing com o cliente e com a sua equipa. Quando todas as partes concordarem, comece a desenvolver soluções que atendam ao objectivo do projecto. Um a um. Deixe bem claro as soluções e certifique-se que toda a equipa acompanha e está inteiramente esclarecida.

Defina um Orçamento

É necessário definir um orçamento para o projecto. Se já existe (que é o que acontece na maior parte dos casos), é só colocá-lo no briefing e discuti-lo com a equipa e com o cliente. Se por acaso, esse orçamento for ultrapassado, é necessário reunir e alinhar as expectativas, tornado-as mais realistas, definindo novos prazos de entrega e os custos antes de se começar o projecto.

Give every character a reason to be in the story – Unknown

A fotografia (alterada à posterior) usada é do fotógrafo Anoir Chafik