A Criatividade é considerada uma capacidade humana de grande valor universal e é nesta competência que reside a nossa memória biológica capaz de impulsionar a evolução da humanidade.  Cada pessoa apresenta um perfil criativo distinto e é por isso que não existe uma definição universal para o termo, devido à sua complexidade e à riqueza de interpretações.

Existem perspectivas que defendem que a criatividade se produz através da interacção entre os pensamentos de uma determinada pessoa e um determinado contexto sócio-cultural, havendo casos em que ela pode manifestar-se de forma natural dependendo da personalidade de cada pessoa e por se tratar de uma função da mente humana, é também preciso, por vezes, ser activada por meio dos estímulos externos e internos.

É plenamente possível fazer com que uma pessoa se torne mais criativa. A criatividade humana pode revelar-se a partir de associações e/ou combinações inovadoras de planos, modelos, sentimentos, experiências e factos. O que realmente importa é criar oportunidades e incentivar os indivíduos a procurarem novas experiências, testarem hipóteses e, principalmente, a estabelecer novas formas de diálogos, sobretudo, com pessoas de outras áreas, tipos de experiências, cultura e gostos.

É por isso que espero que esta lista de canais, gratuitos e acessíveis, possa ser útil para contribuir para que a conexão entre os estímulos se torne em algo criativo.

1. Nasa

A missão da NASA é ser pioneira no futuro na exploração espacial, descoberta científica e pesquisa aeronáutica. De forma a fazerem isso, têm trabalhado ao redor do mundo – e fora dela – por mais de 50 anos, procurando respostas para questões fundamentais sobre o nosso lugar no universo. Para comuns mortais como eu conseguirem de alguma forma viver isso, aqui no metro quadrado, criaram um canal próprio para nos fazer inveja.

2. Museu Americano de História Natural

O canal do Museu Americano de História Natural leva-nos numa viagem pelos bastidores das exposições, das colecções de nível mundial, de estudos, de pesquisa e de conceitos científicos que iluminam o mundo natural. A título de exemplo partilho o vídeo sobre o número de seres humanos no planeta Terra ao longo da história.

3. Big Think

A Big Think é a principal fonte de conteúdo educativo, com acções e recursos de especialistas – com milhares de vídeos, com especialistas que vão de Bill Clinton a Bill Nye. O objectivo do canal é explorar as grandes ideias e habilidades básicas que definem o conhecimento do novo século, para que possamos aplicá-las às perguntas e desafios da nossa própria vida. Por exemplo, Bill Nye, diz que todos passamos por uma fase em que não gostamos da escola. Mas isso é porque a adolescência é um momento difícil nas nossas vidas. Felizmente, essa fase é apenas temporária.

4. British Film Institute

O canal British Filme Institute existe para garantir que a cultura do cinema e da televisão possa ser apreciada por todos, dentro e fora do Reino Unido. Podemos assistir a grandes cineastas, escritores e críticos como Mark Kermode, a partilharem as suas visões em ensaios de vídeo, a perguntas e a respostas. Possuem um dos melhores arquivos de imagens em movimento do mundo, onde se inclui a sempre popular Alice in Wonderland de 1903, The Royal Wedding de 1923 e Snow de 1954. Para quem não conhece e para adoçar a curiosidade eis o trailer do filme Donnie Darko.

5. Khan Academy

A Khan Academy é uma ONG educacional criada e sustentada por Salman Khan. Com a missão de fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar , oferece uma coleção grátis de mais de 3.800 vídeos de matemática, medicina e saúde, economia e finanças, física, química, biologia, ciência da computação, entre outras matérias. Eis um vídeo sobre o Brexit, por exemplo.

6. National Geographic

National Geographic é um canal destinado a apresentação de documentários, séries e programas educativos sobre ciência, tecnologia, história e meio ambiente. O canal tem diversos separadores e diversos temas mas para quem tem pouco tempo mas não quer deixar de aprender alguma coisa interessante existe uma lista chamada Today I Learned que inclui vídeos muito pequenos mas com informação muito precisa.

7. Talks at Google

Com mais de 1500 vídeos disponibilizados, o canal Talks at Google traz-nos pessoas de várias áreas de conhecimento através de palestras e/ou entrevistas tornando-se uma óptima ferramenta para quem quer conhecer novas coisas. A título de exemplo partilho o vídeo “The Sixth Extinction”, de Elizabeth Kolbert, Prêmio Pulitzer de 2015.

7. Pulitzer Center on Crisis Reporting

A missão do Pulitzer Center on Crisis Reporting é promover uma cobertura aprofundada dos assuntos internacionais, concentrando-se em tópicos que foram sub-relatados, mal-relatados – ou não relatados em tudo. A maioria dos vídeos do canal são parte de projetos de relatórios de todo o mundo. Para quem gosta de estar dentro dos últimos acontecimentos no mundo, principalmente em crises políticas e sociais, mas com uma abordagem neutra, este canal é o ideal.

8. Youtube Educação

O Youtube Educação, é o canal ideal para quem quer aprender coisas rápidas, interessantes e de várias áreas como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências como a Química, a Física e a Biologia, História, Geografia, Língua Espanhola e Língua Inglesa. Este canal resulta da estreita parceria entre a Fundação Lemann e o Google, onde professores, gestores e alunos podem encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade. Existem alguns vídeos em Português e outros em Português Brasileiro. Mesmo assim, é interessante.

9. The World Bank

Faz parte de 188 países, são a maior fonte de ajuda ao desenvolvimento do mundo, com a sua missão de combate à pobreza, ajudando as pessoas a se ajudarem, com paixão. É um banco concebido em 1944 para reconstruir uma Europa dilacerada pela guerra, colaboram com mais de 100 países em desenvolvimento, trazendo uma combinação de programas de financiamento e idías para melhorar os padrões de vida e eliminar as piores formas de pobreza. Neste canal podemos seguir as suas acções, ver documentários, assistir a relatórios e ter uma percepção mais global e imparcial da situação.

10. Ted Talks

O canal TED Talks partilha as melhores ideias com o mundo, de graça. Vozes confiáveis e líderes de opinião, ícones e génios convencionais, que apresentam os seus pontos de vista em 18 minutos. O canal tem actualização diária. De resto dispensa apresentações. Partilho o vídeo de Sir Ken Robinson onde defende que a «Escola mata a Criatividade».

11. Expert Village

Desde aulas de culinária até técnicas para exercícios físicos: o Expert Village é um canal que disponibiliza vídeos no estilo “como fazer”, fazendo com que se aprenda coisas diferentes de forma prática e dinâmica. Tem vídeos tão simples como este que nos dá umas dicas de como podemos aprender a nadar.

12. Wired

WIRED é onde o amanhã se realiza. É um bom slogan. Através de histórias e vídeos, este canal explora o futuro dos negócios, inovação, cultura e criatividade.

13. Dance Channel TV

O Canal Dance Channel TV, é um canal dedicado a promover, preservar e apoiar todas as formas de dança em todo o mundo. Eu não sei dançar praticamente nada mas aprecio muito. É um canal que nos educa sobre a arte que a dança é e procura inspirar-nos, envolver-nos e conectar-nos através desta linguagem universal. Desenvolvem e produzem programas originais de vídeo, abrangendo vários estilos de dança através de séries exclusivas, notícias, conteúdos, entrevistas, apresentações, aulas, documentários e muito mais, tudo útil para estimular a criatividade.

14. Canal de História

Eleito durante três anos consecutivos, como o Melhor Canal Temático, pela Academia das Ciências e das Artes da Televisão (ATV), o Canal de História brinda-nos com a oportunidade de resolvermos mistérios, liderarmos batalhas e investigarmos enigmas sem sair do nosso sofá. É um canal incrível e um estímulo à criatividade.

15. Discovery Channel

Um canal com vídeos de qualidade nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, motores, aventura e culturas mundiais. Partilham as experiências mais ricas e as proezas mais emocionantes para nos inspirar e nos entreter.

Este artigo não está fechado. Tentarei ao longo do tempo acrescentar novos canais que possam estimular a criatividade e gerar no dia a seguir, em casa, no trabalho, nos transportes-públicos ou em qualquer momento, um bom momento de discussão.