Como identificar e resolver um problema?
A maior parte dos projectos criativos, como desenvolver um produto, criar um logo, uma ilustração ou até mesmo num plano de negócios começam com uma ideia. A maior parte dos intervenientes pensam rapidamente nos problemas de uma forma muito pormenorizada e por vezes, demasiado focados na hipotética solução final, limitando e influenciando o sucesso do resultado. Este artigo de leitura fácil apresenta 5 ferramentas para ajudar a identificar problemas.
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
No início do processo criativo, as ideias são baratas e abundantes, e devem ser ditas sem filtro e dadas sem qualquer compromisso porque as ideias não são de ninguém. Depois as ideias com maior probabilidade de sucesso são potenciadas. É preciso tempo para visualizar e testar cada conceito viável. Assim, os designers geralmente começam com um período de estudo lúdico e aberto. É um processo que inclui escrita criativa bem como o esboço de várias imagens ou protótipos. O objectivo é familiarizar-se com as ideias e ter uma melhor dimensão dos seus limites e das suas potencialidades. No fundo, conhecer o problema porque a ideia, a este nível, já todos a conhecem.
Um problema bem identificado é um problema meio resolvido
John Dewey
1. Brainstorming
Esta metodologia é implementada nos mais variados lugares, desde as salas de aulas aos jardins de infância passando pelas salas de reuniões. Uma autêntica revolução de ideias que ajudam designers e não-designers a chegar às linhas gerais no início de um projecto e a definir problemas. O brainstorming é uma maneira prática de abrir a mente e libertar-se do poder das noções previamente definidas.
2. Mapa Mental
O mapa mental é uma forma de desenvolvimento mental que permite aos criativos explorar rapidamente o escopo de um determinado problema, tópico ou área de assunto. Começamos com um termo ou ideia central, e rapidamente traçamos imagens e conceitos associados. É um bom desbloqueador, eu faço assim minha lista de refeições.
3. Grupo de trabalho
A maneira mais fácil de testar a eficácia de um projecto é perguntar ao público-alvo o que pensam sobre ele. Grupo de trabalho focado é uma conversa organizada entre uma amostra de indivíduos. Este tipo de grupo de trabalho pode ser usado para planear um projecto e definir objectivos, bem como para avaliar os resultados.
4. Pesquisa Visual
A pesquisa visual é uma metodologia criativa de pesquisa qualitativa que se baseia no uso de meios visuais para dar forma ao conhecimento. Estes meios visuais podem incluir, mas não se limitam a: filmes, fotografias, desenhos, pinturas e esculturas, entre outros.
5. Briefing Criativo
Um briefing criativo é apenas um documento que explica os prós e os contras de um projecto para uma equipa, agência ou designer que estará a trabalhar nesse projecto. É um guia que ajuda, não só a orientar os intervenientes, como ajuda a moldar a estratégia geral e as metas e obstáculos que o projecto poderá ter.
Problems are not stop signs, they are guidelines – Robert H. Schuller
Robert H.Schuller
? Acompanhamento sonoro: para espíritos jovens e que adoram um grande toque de mistério, por favor, clica Spotify Stranger Things Inspired Playlist e desfrute de uma boa música
RECEBE NO TELEGRAM
truques e dicas
7 Comentários
-
Marisa Sofia Sousa Ribeirinho
Excelente artigo! Parabéns Amigo! Revejo-me imenso neste teu artigo, um artigo interessante, verídico e atual. Beijinhos
-
Catarina
Perfeito! ??
-
Marina Ribeiro
Ao ler o teu texto lembrei-me de um vídeo de uma youtuber que gosto muito: https://youtu.be/3qfeK8ZKlNU
Partilho para veres também ?
Bom trabalho! -
Mafalda Oliveira
Um must read para quem quer fazer crescer a sua ideia!
-
Paula
Ora aqui podem ver como é trabalhar com o Hugo. Um problema não é um problema, é um desafio à capacidade criativa. Óptimo artigo Hugo! Quero ler mais ?
-
Marta
Muito bom, Hugo ?
Isabel Santos Moura
Sucinto e incisivo 🙂 disseste muita coisa, de forma breve. Artigo muito interessante e oportuno para mim, já que pondero criar uma empresa 😉 boas dicas para estruturar ideias!