A maior parte dos projectos criativos, como desenvolver um produto, criar um logo, uma ilustração ou até mesmo num plano de negócios começam com uma ideia. A maior parte dos intervenientes pensam rapidamente nos problemas de uma forma muito pormenorizada e por vezes, demasiado focados na hipotética solução final, limitando e influenciando o sucesso do resultado. Este artigo  de leitura fácil apresenta 5 ferramentas para ajudar a identificar problemas.

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No início do processo criativo, as ideias são baratas e abundantes, e devem ser ditas sem filtro e dadas sem qualquer compromisso porque as ideias não são de ninguém. Depois as ideias com maior probabilidade de sucesso são potenciadas. É preciso tempo para visualizar e testar cada conceito viável. Assim, os designers geralmente começam com um período de estudo lúdico e aberto. É um processo que inclui escrita criativa bem como o esboço de várias imagens ou protótipos. O objectivo é familiarizar-se com as ideias e ter uma melhor dimensão dos seus limites e das suas potencialidades. No fundo, conhecer o problema porque a ideia, a este nível, já todos a conhecem.

Um problema bem identificado é um problema meio resolvido – John Dewey

Brainstorming

Esta metodologia é implementada nos mais variados lugares, desde as salas de aulas aos jardins de infância passando pelas salas de reuniões. Uma autêntica revolução de ideias que ajudam designers e não-designers a chegar às linhas gerais no início de um projecto e a definir problemas. O brainstorming é uma maneira prática de abrir a mente e libertar-se do poder das noções previamente definidas.

Mapa Mental

O mapa mental é uma forma de desenvolvimento mental que permite aos criativos explorar rapidamente o escopo de um determinado problema, tópico ou área de assunto. Começamos com um termo ou ideia central, e rapidamente traçamos imagens e conceitos associados. É um bom desbloqueador, eu faço assim minha lista de refeições.

Grupo de trabalho

A maneira mais fácil de testar a eficácia de um projecto é perguntar ao público-alvo o que pensam sobre ele. Grupo de trabalho focado é uma conversa organizada entre uma amostra de indivíduos. Este tipo de grupo de trabalho pode ser usado ​​para planear um projecto e definir objectivos, bem como para avaliar os resultados.

Pesquisa Visual

A pesquisa visual é uma metodologia criativa de pesquisa qualitativa que se baseia no uso de meios visuais para dar forma ao conhecimento. Estes meios visuais podem incluir, mas não se limitam a: filmes, fotografias, desenhos, pinturas e esculturas, entre outros.

Briefing Criativo

Um briefing criativo é apenas um documento que explica os prós e os contras de um projecto para uma equipa, agência ou designer que estará a trabalhar nesse projecto. É um guia que ajuda, não só a orientar os intervenientes, como ajuda a moldar a estratégia geral e as metas e obstáculos que o projecto poderá ter.

Deixe a sua opinião e partilhe comigo, caso possa, novas ferramentas ou metodologias criativas para resolução de problemas.

Problems are not stop signs, they are guidelines – Robert H. Schuller