Um modelo de negócio, de forma muito objectiva, descreve uma lógica de como uma organização cria, proporciona e obtém valor. Conceder e descriminar um modelo de negócio com base num já existente é uma coisa, criar um modelo de negócio novo e inovador é outra completamente distinta. O que é necessário é um processo criativo para gerar o maior número de ideias e depois isolar cada uma delas e escolher as melhores.

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Segundo Alexander Osterwalder e Yves Pigneur um modelo de negócio pode ser bem descrito com 9 blocos constitutivos básicos que mostram a lógica de como uma empresa tem intenções de ganhar dinheiro. Os nove blocos cobrem as quatros principais áreas de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura, e viabilidade financeira. O modelo de negócio é como o esquema de uma estratégia destinada a ser implementada através de estruturas organizacionais, de processos e de sistemas.

Os 9 blocos constitutivos de um modelo de negócio

Segmentos de Clientes

Uma organização serve um ou vários Segmentos de Clientes, vários grupos de pessoas ou organizações que uma empresa visa atingir e servir.

Proposta de Valor

Procura resolver os problemas dos clientes e satisfazer as necessidades dos clientes com propostas de valor. É a razão principal para os clientes escolherem entre uma empresa e não outra.

Canais

As propostas de valor são entregues aos clientes através de canais de comunicação, distribuição e vendas. Está directamente relacionado com a forma como a empresa comunica e tenta influenciar os seus Segmentos de Clientes para proporcionar uma Proposta de Valor.

Relações com os Clientes

As relações com os clientes são estabelecidas e mantidas com cada Segmento de Clientes.

Fluxos de Rendimento

Os fluxos de rendimento resultam de propostas de valor oferecidas com sucesso aos clientes. Representa o dinheiro que uma empresa gera a partir de cada Segmento de Clientes, subtraindo, obviamente os custos.

Recursos-Chave

Os recursos-chave são os ativos necessários para oferecer e entregar os elementos anteriormente descritos. Descrevem os activos mais importantes para o funcionamento do modelo de negócio.

Actividades-Chave

Actividades-Chave

Que actividades são fundamentais para que a proposta de valor seja exequível? Todas aquelas que fazem com que a empresa consiga que o seu modelo de negócio funcione, ou seja, gerar valor.

Parcerias-Chave

Algumas actividades são colocadas no exterior, em regime de subcontratação, por exemplo, e outros recursos são adquiridos fora da empresa. No fundo, está relacionado com a rede de fornecedores e de parceiros que fazem o modelo de negócio funcionar.

Estrutura de Custos

Os elementos do modelo de negócio têm como resultado uma estrutura de custos. Aqui deve estar descrito todos os custos envolvidos na operação de um modelo de negócio.

Modelo de Negócio - Footwizzi

Exemplo de um Modelo de Negócio (inicial) desenvolvido para o maior concurso de Empreendedorismo em Portugal – Acredita Portugal Edição 2017

Não há apenas um modelo de negócio. Na realidade, há muitas oportunidades e muitas opções e nós temos de as descobrir todas. Tim O’Reilly, CEO da O’Reilly