Filmes sobre empreendedorismo e inovação

0
Partilhar

Os empreendedores procuram estar constantemente a aprender e procuram inspirar-se através de cursos, eventos e informação disponível na Internet. Contudo, também podem aprender muito vendo um bom filme. É nesse sentido que escrevo este artigo.

Fyre (2019)

A maior festa de todos os tempos que nunca chegou realmente a acontecer. Este documentário sobre empreendedorismo e inovação, traz-nos a história verídica de um festival de música na ilha paradisíaca de Great Exuma, nas Bahamas, em 2017, anunciado como luxuoso, mas que, na prática, não passou de um tremendo fracasso graças à sua enorme desorganização, aos dormitórios improvisados, à escassez de comida e até de água. Uma das maiores lições que podemos retirar deste filme é que muitas vezes temos que fazer aquilo que podemos e não aquilo que queremos, é que pensamento e realidade, são duas coisas completamente distintas. Outra lição é simples: Não minta. Nunca.

The Founder (2016)

Neste filme sobre empreendedorismo e inovação, The Founder, aprendemos a incrível história real do problemático vendedor Ray Kroc, cujo fatídico encontro com os irmãos McDonald mudou a sua vida – e a maneira como comemos. Escolha bem os seus sócios, é esta a grande lição do filme.

Joy (2015)

Uma história real que virou um filme sobre empreendedorismo e inovação. Joy, é uma mulher criativa que no meio do caos familiar consegue estruturar um negócio mesmo quando estava a ser constantemente sabotada por todos. Não desistir do que se acredita é a maior lição que se pode tirar deste filme.

The Wolf of Wall Street (2013)

O Lobo de Wall Street é baseado na história real de Jordan Belfort – um corretor de acções que quebrou a banca nos anos 80. É um filme sobre empreendedorismo e inovação em que 90% daquilo que realmente vemos, aconteceu mesmo. A ideia de termos que trabalhar a vida toda para pagar as contas, criar filhos, casar e ficar gordo, cai completamente por terra. Persuasão e espírito de equipa são as maiores lições deste filme.

Moneyball (2011)

Este é um dos meus filmes sobre empreendedorismo e inovação favoritos. Estão representados praticamente todos os aspectos de inovação. O filme é sobre Baseball, mas, na verdade, é sobre a implementação de uma nova metodologia criativa de fazer coisas. Necessidade drástica, falta de recursos, procura pelo conceito inovador, passos arriscados, construção de uma equipa para implementar o projecto, resistência à mudança, o desespero e, finalmente, o triunfo. Delicioso.

The Social Network (2010)

The Social Network, é um filme sobre empreendedorismo e inovação, destaque dos Globos de Ouro de 2011, que além de contar a polémica história dos bastidores da fundação do Facebook e contribuir fortemente para uma maior popularização da marca, também nos dá-nos grandes lições de todo o processo empreendedor. Por exemplo, que às vezes, o importante não é só a ideia mas quem consegue realmente executá-la.

The Devil Wears Prada (2006)

O filme sobre empreendedorismo e inovação, The Devil Wears Prada, motiva a dar o mergulho e perseguirmos o emprego dos nossos sonhos. É um filme que mostra como lidar com situações desconfortáveis, como navegar por mundos que não são familiares e como o trabalho árduo vale a pena. É também uma janela interessante para a indústria da moda e vai ensinar-lhe uma coisa ou duas sobre como trabalhar o seu caminho até ao topo. Essa é a maior lição do filme.

Lord of War (2005)

Se gosta de um bom filme de acção com um toque de humor negro, Lord of War, é um filme sobre empreendedorismo e inovação obrigatório. Narra a vida de Yuri Orlov (Nicolas Cage), um imigrante da Ucrânia que decide que o seu caminho para o sucesso é através do comércio ilegal de armas. Moralidade à parte, a ambição de Yuri, a tenacidade e a capacidade de tolerar o risco demonstram as qualidades que os empreendedores precisam para ter sucesso. Além disso, este é filme é bom na óptica da fidelização de clientes e técnicas de negociação.

Rogue Trader (1999)

Este filme sobre empreendedorismo e inovação, de 1999, é baseado numa história real do funcionário que, sozinho, derrubou o Barings Bank, o maior banco da Inglaterra. O filme mostra como o dinheiro dirige todo tipo de comportamento maníaco e serve como uma advertência sobre pessoas que assumem falsamente que poder e dinheiro as tornam indispensáveis.

A sétima arte também pode servir de grande fonte de inspiração porque recria ou conta histórias reais, criativas e cheias de truques e dicas que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas. Este artigo é feito para quem gosta de uma dose extra de motivação nos negócios, nos projectos ou para o dia-a-dia.

Tentarei ir actualizando aos poucos. Deixem as vossas sugestões.

Artigos Relacionados