Porto
18 Mar, Monday
23°C

Gestão do Design de uma forma simples

Gestão do design é uma ferramenta que potencia os gestores das empresas a trabalharem através de perspectivas criativas. A resolução de problemas, a valorização do projecto, o conceito e a estética, inseridos na cultura do design tornam a organização mais competitiva.

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A panóplia de soluções é vasta e se bem aplicada, pode potenciar qualquer empresa, startup e outras organizações para o sucesso a curto, a médio e a longo prazo. É, sem dúvida, a ponte entre a criatividade do design, com as suas responsabilidades, e a estratégia da gestão, aos mais diversos níveis, e numa sociedade onde a mudança é uma constante, uma estratégia criativa e de inovação adequada ditará a sobrevivência de qualquer organização.

Assim como o século XX foi o século da arte, o século XXI será o século do design.

wolfgang welsch

O que é a Gestão do Design de uma forma simples?

De uma forma simples, a gestão do design significa, algo como, gestão de projetos de design. Projetos esses que podem ter sido pagos por um cliente, por uma organização ou por um negócio e que são desenvolvidos por um designer, uma equipa de designers ou por um gabinete ou consultora criativa. Para alguns a discussão sobre a importância da gestão do design acaba aqui, mas para outros é o início de uma grande e criativa discussão, porque a gestão do design é muito mais do que uma forma de gerir projetos de design.

A gestão do design é sobre identificar e criar as condições para que os projectos possam ser propostos, facturados e promovidos implementando um pensamento de design com foco na estratégia da organização, identificando as oportunidades, compreendendo e interpretando as necessidades dos seus clientes, e percebendo como é que o design pode contribuir para todo o negócio.

Através de uma estratégia de organização sólida, promove-se e assegura-se, condições que aproximam todos os protagonistas do negócio, com o objetivo de planear um crescimento consistente a curto e longo prazo.

A gestão do design é sobre saber gerir relações com os clientes e guia-los nas decisões, construindo laços e desenvolvendo as necessárias e importantes capacidades de comunicação verbal para que as sinergias sejam cada vez mais fluídas e os objetivos consigam ser atingidos.

De uma forma simples, é sobre as capacidades que são necessárias para gerir com eficácia equipas. Facilitar processos, liderar e inspirar as equipas a desenvolver uma cultura de colaboração e capacidade sólida de comunicação, tornando os pensamentos e as ideias em algo tangível. É sobre contribuir para que a organização se torne um agente vivo, dinâmico e onde se transpire inovação.

Com as novas tecnologias cada vez mais ao alcance do consumidor, graças à globalização, torna-se uma árdua tarefa para as organizações oferecer produtos/e ou serviços cada vez mais competitivos. Os consumidores exigem agora, mais segurança e mais tecnologia, ao melhor preço, tendo em conta as suas necessidades individuais. Assim, as organizações, precisam de adquirir novos conhecimentos, aumentar os seus investimentos, aplicar as novas tecnologias, qualificar os seus funcionários e aumentar as preocupações relativas aos orçamentos e aos prazos.

É necessário, por isso, uma coordenação integral e criativa que absorva as diferentes áreas de colaboração, desde, a integração, à exploração da matéria-prima, à produção e ao desenvolvimento do produto final.

A gestão do design, como abordagem, tem uma panóplia de aplicações, adquirindo especial valor pela sua componente estratégica, auxiliando no desenvolvimento de melhores produtos e/ou serviços, melhores processos e melhores metodologias tendo em conta, quer os valores quer os objectivos da organização.

Procurar estar na frente da concorrência, pensando no negócio, no cliente e em todo o ambiente envolvente de uma forma holística e sistémica, é estar sensível à importância da gestão do design. Dessa maneira, conseguimos criar novas soluções, internas ou externas, para os constantes e velhos desafios e novas soluções para os novos desafios que uma sociedade globalizada encerra.

🍩 Acompanhamento sonoro: para espíritos jovens e que adoram um grande toque de mistério, por favor, clica Spotify Stranger Things Inspired Playlist e desfrute de uma boa música

RECEBE NO TELEGRAM

truques e dicas

Gestão do Design, Inovação & Empreendedorismo | Fã do Espaço e de muitas outras coisas interessantes

6 Comentários

  • Telmo Pereira

    Um bom site sobre empreendedorismo!

    Finalmente mostrar ao Mundo aquilo pelo que tanto lutaste!

    Parabéns!

    Abraço

  • Joana Oliveira

    Um artigo muito interessante! Sem dúvida requer uma enorme visão… 🙂

  • Catarina Nogueira

    Sem dúvida que o design é uma ferramenta poderosa para que um simples produto ou uma simples marca se torne “no produto” ou “na marca” que agita/revoluciona o mercado. Num mercado competitivo, é essencial que as empresas se saibam destacar e apresentar uma oferta inovadora ou até mesmo revolucionária. Muito para além do conteúdo, o que foca a atenção do consumidor do século XXI é a forma como um servico/produto lhe é apresentado. E para que toda esta realidade seja possível, existem profissionais capazes e dedicados como tu. Parabéns!

  • Hugo Alexandre Trindade

    Catarina! Obrigado pelo comentário! Um grande beijinho 🙂
    Qualquer sugestão, por favor diz!

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gestão do Design, Inovação & Empreendedorismo | Ambiente e Sustentabilidade – Fã do espaço e de coisas interessantes

Adiciona-me: