O mapa mental é uma forma de desenvolvimento mental que permite aos criativos explorar rapidamente o escopo de um determinado problema, tópico ou área de assunto. Começamos com um termo ou ideia central, e rapidamente traçamos imagens e conceitos associados. É um bom desbloqueador. Eu faço a minha lista de refeições assim.

O mapa mental foi desenvolvido por Tony Buzan, um autor de psicologia popular que promoveu este método através de publicações e workshops. Embora Buzan tenha delineado regras específicas para o mapa mental, como usar uma cor diferente para cada ramo do diagrama, o método é utilizado de forma mais lenta e intuitiva por inúmeros designers, escritores e educadores. Basicamente, de uma forma mais ou menos de acordo com o que cada um quer. Mas esta é a essência:

1. Foco

Coloque um elemento no centro da página. Uma ideia, um objecto, um problema. Deixe-o estar ali, não lhe mexa mais mas concentre-se nele.

2. Ramificar

Crie uma rede de associações com a ideia central da página. Certifique-se de usar frases muito curtas ou mesmo palavras simples ou então imagens muito objectivas. Procure descobrir sub-elementos do seu elemento principal e desenhe vários ramos para eles a partir do centro, de forma a se começar a parecer com uma teia de aranha.

3. Organizar

Os ramos principais de seu mapa podem representar categorias como sinónimos, antónimos, homónimos, palavras compostas relacionadas, clichés, frases-feitas, e assim por diante. Tente usar uma cor diferente para cada ramo se desenvolva.

4. Subdividir

Cada ramo principal pode alimentar subcategorias menores. Trabalhe rapidamente, usando o processo para libertar a mente. Por exemplo, a ideia de descoberta pode levá-lo dos nomes dos inventores e invenções para o lado mais físico da situação.

Se eu estivesse numa sala de aula, numa reunião qualquer, numa palestra daquelas mesmo entusiasmantes ou simplesmente se quisesse resolver um grande problema na minha vida, aproveitava esta metodologia. Existem outras, já apresentada aqui também, como o Brainstorming.

Mapa Mental - Refeições