Pesquisa Visual, o que é?
A pesquisa visual é uma metodologia criativa de pesquisa qualitativa que se baseia no uso de meios visuais para dar forma ao conhecimento. Estes meios visuais podem incluir, mas não se limitam a: filmes, fotografias, desenhos, pinturas e esculturas, entre outros.
Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Os conteúdos visuais fornecem uma fonte rica de informação porque captam a realidade, revelando informações sobre o ambiente envolvente mas também sobre os utilizadores e potenciais clientes. A título de exemplo, as fotografias ilustram a realidade e dão informações sobre o fotógrafo através do ângulo, do foco da imagem, do objecto e o momento em que a fotografia foi tirada. Tudo isto são informações realistas sobre um determinado momento e essenciais para uma análise onde se procurem atingir conclusões mais complexas.
Pesquisa Visual, como fazer?
1. Recolher
Recolha todo o tipo de informações sobre a marca, ideia, produto, projecto, problema, cliente ou serviço. Centre-se nos logos, nas estratégias de comunicação, de marketing, de informação, de produto, de serviço, na linguagem promocional, na cor, nos textos e noutros aspectos da marca. Pode usar boas ferramentas digitais para esta fase: Evernote e/ou Pinterest.
2. Visualizar
Escolha uma área para analisar visualmente. Procure padrões repetitivos e tendências, como o vocabulário recorrente, cores comummente usadas ou características consistentes do produto ou do serviço.
3. Analisar
Desenhe insights a partir dos dados que recolhe e procure tirar conclusões, por exemplo, esse dados sugerem formas que o seu cliente ou serviço poderia ter para se diferenciar dos concorrentes directos ou afirmar a liderança numa área particular? Se sim, já sabe qual é o próximo passo.
Problems are not stop signs, they are guidelines.
Robert h. schuller
Explorar esta metodologia pode potenciar soluções criativas através de soluções visuais concretas.
? Acompanhamento sonoro: para espíritos jovens e que adoram um grande toque de mistério, por favor, clica Spotify Stranger Things Inspired Playlist e desfrute de uma boa música
RECEBE NO TELEGRAM
Catarina Vilarinho
Gostei da ideia, parece ser um método inovador com bastante potencial a ser explorado