Porto
29 Mar, Friday
23°C
Porque é que a Kodak falhou?

Porque é que a KODAK FALHOU?

A Kodak foi fundada por George Eastman e Henry A. Strong a 4 de setembro de 1888. Durante a maior parte do século XX a Kodak manteve uma posição dominante no cinema fotográfico. A importância da empresa era tal que o seu slogan “momento Kodak” entrou no léxico comum para descrever um evento pessoal que merecia ser registrado para a posteridade.

Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A história da Kodak foi marcada por inovações e produtos de sucesso, desenvolveu milhares de produtos para as mais diversas áreas da fotografia. A empresa atingiu o seu pico na década de 70, onde tinha 90% do mercado de filmes e 85% do mercado de câmeras fotográficas nos Estados Unidos e uma presença fortíssima no resto do mundo. Nesta altura chegou a ter perto de 100.000 empregados e foi considerada a maior empresa do segmento de fotografia do mundo.

A ironia da era digital

Em 1975 um engenheiro da Kodak, Steve Sasson, criou o que seria a primeira câmera digital, que tirava fotos de até 0,1 megapixel. Mas o que seria uma grande invenção da empresa seria também uma grande ameaça à sua maior fonte de receitas, o rolo fotográfico.

A empresa manteve o desenvolvimento da tecnologia digital, e em 1991 produziu uma câmera fotográfica de 1 megapixel e com visor digital. Contudo a péssima qualidade da foto e o custo elevado de produção, fez com que a Kodak continuasse focada no mercado tradicional de fotos. Visto que, naquele momento acreditava-se que a tecnologia digital de fotos digitais demoraria décadas para se tornar acessíveis e com qualidade aceitável pelo mercado.

A ARROgância do sucesso

A Kodak e os seus líderes não entenderam o avanço exponencial da fotografia digital e tudo o que acarretaria. A partir dos anos 90 a Kodak entrou em um declínio progressivo, e em 2012 entrou com pedido de falência. Seu principal produto, os rolos e revelações de fotos, foram perdendo mercado para as fotos e máquinas digitais. Era uma gigante lenta, burocrática e confusa demais para conseguir dar a volta ao problema. Foi o chamado “efeito kodak”.

É importante observar que quando algo disruptivo surge, existe pouca percepção global, quer pelas pessoas, quer pelas empresas, pois os efeitos ainda são pequenos, mas depois do modelo se estabelecer a mudança é rápida e em larga escala.

Hoje em dia, a Kodak já conseguiu restabelecer-se, longe da grandeza de outrora, e anunciou em 2020 um novo mercado: produção de farmacêuticos. Talvez a experiência de tantos e tantos anos com químicos possa contribuir para uma nova abordagem.

🍩 Acompanhamento sonoro: para espíritos jovens e que adoram um grande toque de mistério, por favor, clica Spotify Stranger Things Inspired Playlist e desfrute de uma boa música

RECEBE NO TELEGRAM

truques e dicas

Gestão do Design, Inovação & Empreendedorismo | Fã do Espaço e de muitas outras coisas interessantes

Publicar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Gestão do Design, Inovação & Empreendedorismo | Ambiente e Sustentabilidade – Fã do espaço e de coisas interessantes

Adiciona-me: