O Planeta Vénus situa-se a cerca de 40 milhões de quilómetros da Terra e o facto de brilhar continuamente durante o dia e durante a noite nos nossos céus, lembra-nos onde estamos, o que somos e o que fazemos ao planeta onde vivemos. O nome do planeta dá nome a uma cidade, na Florida, nos Estados Unidos da América onde este projecto começou.

Projecto Vénus, o que é?

O Projecto Vénus é mais do que um documentário, é um projecto muito intenso, realista, que mistura e contesta uma variedade enorme de paradigmas, entre a teoria e a prática, na formalização de uma sociedade sustentável. É um conjunto de utopias que nos libertam das amarras do convencional, do passado, da nossa condição humana e nos levam numa viagem para um futuro mais promissor. Um futuro colaborativo.

Jacque Fresco, é um autodidacta designer industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista e inventor que trabalhou numa grande variedade de áreas desde inovações biomédicas a sistemas sociais totalmente integrados. É o mentor do Projecto Vénus e o seu principal galvanizador.

Fresco, procura dissipar o mito da chamada “natureza humana” procurando demonstrar que o ambiente é que molda o comportamento. Questiona os valores, comportamentos e consequências da nossa organização social. Explica as valências da ciência, o seu potencial e métodos partilhando uma visão optimista com e sobre o mundo.

Deixa-nos com aquela sensação que todos temos a responsabilidade de fazer muito mais, não deixa?

Alguns homens vêem as coisas como são e perguntam: “Porquê?” Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Porque não? – George Bernard Shaw