Os Recursos-chave permitem que uma empresa crie e ofereça uma Proposta de Valor que chegue aos mercados, mantenha relações com os Segmentos de Clientes e, obviamente, retire rendimentos. Os Recursos-chave necessários, dependem, do Modelo de Negócio.


Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Podem ser categorizados da seguinte forma:

Físicos

Inclui activos físicos como instalações de fabrico, edifícios, veículos, máquinas, sistemas, sistemas de pontos de venda e redes de distribuição. A Worten e a Media Market, por exemplo, baseiam os seus Recursos-chave nos recursos físicos, usando para isso capital intensivo. Ambas têm uma enorme rede nacional e infra-estruturas logísticas relacionadas e recorrem constantemente à tecnologia de informação.

Intelectuais

Patentes, direitos de autor, marcas, exclusividade, parcerias, bases de dados de clientes ou fornecedores, são pontos muito importantes em qualquer modelo de negócio. Recursos muito difíceis de desenvolver, é certo, mas quando criados com sucesso, trazem um retorno substancial e sustentável. Empresas de bens de consumo como a Delta, baseiam-se fortemente na marca nacional como Recurso-Chave. A Microsoft depende do software e dos direitos de propriedade intelectual desenvolvidos ao longo de dezenas de anos.

Humanos

Não há uma única organização sem recursos humanos mas existem organizações onde a sua influência e utilidade é mais crítica. Cruciais, por exemplo, em indústrias intensivas em conhecimento técnico e criativo. Nesse sentido, necessitam de uma estratégia integradora, dinâmica e humanista de forma a cativar constantemente os seus funcionários e a estimular ideias e soluções.

Financeiros

Existem alguns modelos de negócio onde os Recursos-chave assentam nos recursos financeiros e/ou garantias financeiras, tais como dinheiro, linhas de crédito e moedas virtuais. A Ericsson, por exemplo, fabrica aparelhos de telecomunicações e pode optar por pedir fundos emprestados aos bancos ou aos mercados de capitais e, depois, usar uma parte dessas receitas para garantir crédito aos seus clientes, garantindo que as encomendas não fogem para os seus concorrentes.

Quais são os Recursos-chave que a nossa Proposta de Valor precisa?